Código de Honra Cheyenne

1. Levanta-te com o Sol para orar. Ora sozinho. Ora com frequência. O Grande Espírito escutar-te-á se falares.

2. Sê tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, a empáfia, a raiva, o ciúme e a avareza, nascem numa alma perdida. Ora para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.
3. Procura conhecer-te, por ti mesmo. Não permitas que outros façam o teu caminho por ti. É a tua estrada, e somente tua. Os outros podem andar ao teu lado, mas ninguém pode andar por ti.
4. Trata os convidados no teu lar com muita consideração. Serve-lhes o melhor alimento, a melhor cama e trata-os com respeito e honra.
5. Não tomes o que não é teu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não te foi dado, não é teu.

6. Respeita todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
7. Respeita os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompas os outros nem ridicularizes, nem rudemente os imites. Permite a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
8. Nunca fales dos outros de uma maneira má. A energia negativa que colocares para fora no universo, voltará multiplicada a ti.
9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratica o optimismo.
11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.
12 As crianças são as sementes do nosso futuro. Planta amor nos seus corações e agua com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dá-lhes espaço para que cresçam.
13. Evita magoar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a ti.
14. Sê sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo. 15. Mantém-te equilibrado. O teu corpo Espiritual, o teu corpo Mental, o teu corpo Emocional, e o teu corpo Físico; todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalha o teu corpo Físico para fortalecer o teu corpo Mental. Enriquece o teu corpo Espiritual para curar o teu corpo Emocional.
16. Toma decisões conscientes de como serás e como reagirás. Sê responsável pelas tuas próprias acções.
17. Respeita a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toques nas propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objectos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

18. Começa sendo verdadeiro contigo mesmo. Se não puderes nutrir-te e ajudar-te, não poderás nutrir e ajudar os outros.
19. Respeita outras crenças religiosas. Não forces as tuas crenças sobre os outros.
20. Compartilha a tua boa fortuna com os outros. Participa com caridade.

Sem comentários: