Coriscada - Uma Expedição GELADA!!

18, 19 e 20 de Dezembro foram os dias escolhidos para a Expedição do primeiro trimestre da TEX. Com uma comparência limitada mas com o habitual espírito de aventura! Desnecessário será dizer que estava frio... mas tanto frio que não temos uma palavra que expresse bem o frio que estava. Mais uma vez foi agradável conhecer as raízes de um dos nossos elementos. Na Coriscada vimos Srs. Mortos que não estavam mortos, passámos na "Quelha dos Abraços" com o previsível abraço, e ainda sentimos a dita Chapada da Bruxa. Os bolos tradicionais, que não eram bolos mas broas, mas que afinal se chamavam biscoitos, foram um bom acompanhamento para o muiiito chazito quente que bebemos. Boas recordações e o desejo de lá voltar, quem sabe no Verão, para remexer nuns cacos ;op.

Aos Exploradores, os votos de Boas Festas.

(Cuidado com os abusos da passagemd de ano ;o)

Actividade de Formação

No passado dia 21 de Novembro a TEX teve mais uma actividade de formação. Desta volta não directamente relacionada com técnicas escotistas, mas que lhes permitirá ter um melhor desempenho nas actividades. O formador, um antigo E.C. do nosso Grupo e actual formador, foi o João Viola. A formação incidiu em : Técnicas de Relaxamento, Massagem Desportiva, Massagem de Recuperação. Esta foi também a actividade escolhida para estar aberta à participação de amigos. Entre alguns meio indecisos, ainda houve quem aproveitasse. Um obrigada ao Viola pelo seu apoio. Para acederem a algumas fotos desta formação, cliquem no titulo da notícia.

Fim de semana de Serviço

O passado fim de semana foi dedicado ao serviço, sendo que o local escolhido para o fazer foi o nosso muy estimado PNEC. Dois dias de trabalho, sempre mais para uns que para outros, mas todos deram o seu contributo. Pinturas em duas cozinhas, algumas arrumações, buracos em redes, tubagem que nunca mais aparecia..enfim, uma grande variedade de tarefas. Um obrigado ao responsável de campo por nos aturar ;op. Aqui fcam algumas, poucas, fotos dos momentos de lazer deste fim de semana, é só clicar no titulo.

Para o trimestre que vem, lá estaremos outra vez!

Actividade de Patrulha

Este foi um fim de semana dedicado às actividades da Patrulha.
De 23 para 24, a Patrulha Skua teve uma actividade mais tranquila, mais para uma partilha de experiências. Um pouco de SingStar, uns filmezinhos, umas gulosiemas..e alguma tosse que esperamos que esteja mais domada ;op. Infelizmente as meninas esqueceram-se de tirar fotos, mas podemos sempre imaginar!
De 24 para 25, a Patrulha Castor optou por um ciclo-raid com acampamento em Cabeço de Montachique. Um pouco de orientação, um pouco de suor ;op, alguma exploração do Parque e muita sorte com o tempo. Os meninos deitaram bem cedo e acordaram também bem cedo, e tudo de livre e espontânea vontade! Da actividade dos Castores podem ver algumas fotos, como sempre, é clicar no título da noticía.

BrutusBall

Este fim de semana a nossa TEX participou em mais uma edição do BrutusBall, desta volta a segunda de 2009. Com a alegria habitual e com muito espiríto , lá fizeram os dois jogos. Infelizmente não conseguimos trazer o Troféu (apesar de o 2º jogo te levantado algumas-muitas-dúvidas). Com vitória ou sem vitória, o dia foi divertido e valeu bem a pena! Até valeu as dores musculares que todos sentiram no domingo! Já sabem, para aceder às fotos, cliquem no título desta notícia!

Plano de Actividades

Na primeira actividade da TEX conseguimos elaborar o P.A. Embora faltem definir algumas coisas, essas serão acertadas com a organização das actividades em si. Esperemos que este seja um plano que deixe todos satisfeitos, e que nos permita bastantes aventuras e novos desafios.
Cliquem no titulo para terem acesso. Boa Caça!

Final Expedition 08/09

Entre os dias 8 e 12 de Setembro realizámos a nossa Expedição no Gerês. Apesar da fraca comparência, os poucos (mas muito bons) que foram, deram conta do recado. Foram 5 dias de aventuras e explorações, dos quais guardaremos boas recordações. A nova época começa já este fim de semana. Até lá, aqui ficam algumas das fotos. Para mais já sabem,cliquem no titulo.

Acamp. da Patrulha Castor

E eis que se realizou o acamp. da Pat. Castor. Apesar de não se terem cumprido todos os requisitos que haviam sido planeados, conseguiram resolver algumas das "situações" pendentes. Com menos um elemento presente, os Castores esforçaram-se por cumprir os requisitos. Desde tremoços a encontros de natureza "naturalista", houve de tudo um pouco! Fica um saldo positivo desta última actividade do ano. Para a chefia de divisão, fica apenas a faltar o acamp. com a Skua. Para quando será?! Para verem algumas fotos desta actividade cliquem no titulo desta noticia. Boa Caça!

Guia da Região

Este fim de semana realizou-se mais uma etapa para a obtenção da insígnia de Guia da Região. Ao que parece, nem toda a gente está muito interessada em obtê-la, pois a comparência foi miníma. No entanto, os poucos que fomos divertimo-nos o bastante e ficámos a conhecer alguns locais e estruturas bastante catitas. Desde labirintos que não o eram, a encontros imediatos com bovinos(e não era o Mãozinhas), teve de tudo um pouco. Um obrigada ao S. Pedro que, apesar de estar constantemente a ameaçar, nos poupou de uma bela chuvada.. Aqui ficam alguns dos momentos desse dia: http://picasaweb.google.com/189vialonga/ExploradoresGuiaDaRegiao

PNEC ATACK

Nesta última actividade estivemos a participar na iniciativa do PNEC. Infelizmente (ou não ;op), não pude ficar com os elementos da Tribo e fui destacada para o Clã. No entanto sei que tiveram um bom desempenho, e que fizeram aquilo a que se propuseram quando se inscreveram, trabalhar sem nunca perder a boa disposição. Todavia só pudemos estar presentes num dos dias da iniciativa pois tínhamos um compromisso anterior (estarmos presentes na actividade do Dia da Criança em Vialonga.). Esperamos que tenham gostado do nosso desempenho, pois nós gostámos de o fazer. A noite de sábado serviu também para festejar (em atraso) o aniversário do Muitas Perguntas Parabéns Fabinho!!!, e para lesionar uns quantos ;op.

No Domingo de manhã dormiam todos que nem cepos!

Algumas (poucas) fotos em:http://picasaweb.google.com/verprates/TriboDeExploradoresPnecAtackGrupoDiaDaCrianca

PNEC ATACK

Sexta-feira
- Na Sede
- Hora - a combinar mediante disponibilidade dos pais para transporte até ao PNEC (isto deve-se ao facto de já não haver transpostes públicos para a Costa a partir das 19h).
- Tarefas - Montagem de campo ( Abrigo comunitário, fogueira e lenha, prateleira de cozinha, porta-mochilas, pórtico.)
- Alimentação - Ceia individual
- Valor: 7,50euros

Sábado
- 07h30 - Alvorada
- 07h45 - Pequeno almoço (individual trazido de casa)
- 08h00 - Higiene.
- 08h20 - Apresentação para serviço ao parque.
- Almoço - hora a definir - fornecido pelo parque.
- Serviço ao Parque.
- 17h00 - Higiene (duches - ou mergulho na praia e posteriormente duches).
- 19h30 - Inicio da confecção do jantar.
Atum á Brás e salada de fruta.
1 lata de atum por elemento.
2 pacotes de batata-frita palha por Patrulha.
1 cabeça de alho patrulha Castor.
3 cebolas patrulha Skua.
Azeite - Vera
2 ovos por elemento.
1 lata de ananás Joana F.
1 lata de pêssego Rita N.
2 laranjas Joana L.
2 peras Pedro P.
2 maçãs Pedro D.
2 bananas Fábio S.
morangos Vera P.

Domingo
- 08h00 - Alvorada
- Desmontagem de campo e higiene até ás 09h00.
- 09h00 - Hastear das Bandeiras.
- 09h20 - Pequeno Almoço no Santo António (pastelaria)
- 10h00 - Transporte para Vialonga.

De tarde em Vialonga, mediante a hora de chegada juntamo-nos ao resto do Grupo na iniciativa do Dia da Criança. Jogos das Patrulhas e pinturas de cara.
Hora de Fim da actividade: 18h30.

P:S:Levem a lista de Material elaborada neste Domingo.

Pegada Ecológica

Cada ser vivo necessita de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver. Os humanos, neste e noutros aspectos, são semelhantes às outras espécies. Na verdade, a nossa sobrevivência depende da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade de os vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos. Contudo, o consumo tem aumentado significativamente, bem como a população mundial, pelo que o espaço físico terreste pode não ser suficiente para nos sustentar. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida que ainda hoje existem teremos que viver de acordo com a capacidade de carga do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que fornecesse...



Avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite é, portanto, essencial, pois só assim somos capazes avaliar se vivemos de forma sustentável. Isto não significa, claro, que se possa consumir e gastar mais ainda há capacidade disponível: pelo contrário, se queremos deixar espaço para as outras espécies e para os habitantes futuros, há que lhes reservar o máximo de espaço. Em todo o caso a taxa de consumo de “capital natural” já é superior à sua taxa de reposição, pelo que não há qualquer desculpa para continuar com práticas agressivas do ambiente.

E foi assim que nasceu o conceito de “Pegada Ecológica”. Criada por William Rees e Mathis Wackernagel (que se basearam no conceito de “capacidade de carga” e noutros como o “emergy” e o “MIPS”), a Pegada Ecológica permite calcular a área de terreno produtivo necessária para sustentar o nosso estilo de vida. Foram escolhidas várias categorias de terrenos (agrícola, pastagens, oceanos, floresta, energia fóssil e construídos) e de consumo (alimentação, habitação, energia, bens de consumo, transportes, etc.). Cada categoria de consumo – que pode ser mais ou menos desagregada – é convertida numa área de terreno (em princípio de uma das categorias apresentadas) por meio de factores calculados para o efeito. No caso da alimentação, por exemplo, o cálculo é simples: basta dividir o consumo de dada cultura agrícola (expresso em toneladas, por exemplo) pela produtividade da terra (expressa em toneladas por hectare). É ainda necessário ter em conta as importações e exportações desse mesmo produto ou de produtos que o utilizem. A estimativa da Pegada Ecológica do queijo, por exemplo, é obtida convertendo a produção de queijo em equivalentes de leite (em média, 10 L de leite são necessários para 1 kg de queijo). Note-se que as diversas áreas obtidas não representam os verdadeiros usos do solo, mas antes os usos teóricos resultantes do cálculo da pegada.

Somando as várias pegadas parcelares obtemos um valor global que representa uma área produtiva capaz de repor, pelo menos em teoria, o capital natural por nós consumido. Esta área pode ser comparada com o espaço efectivamente existente (chamado “biocapacidade”), concluindo-se assim da sustentabilidade do sistema.

Calcula tu também a tua pegada ecológica: http://earthday.net/footprint/flash.html

INFO - VELHO OESTE II


Concentração na Sede às 21h00 de Sexta-feira, 15 Maio.
Fim da actividade na Sede às 17h00 de Domingo, 17 de Maio.
Custo da actividade: 7.50€ por elemento (inclui transporte, inscrição e restantes refeições)

Lista de Material:
- Material necessário para 2 dias de acantonamento. (sem esquecer os 4 Cs, mudas de roupa e a parte da HIGIENE!!!!)
- Pequeno almoço de Sábado.
- Almoço frio para Sábado.
- Lanche de Sábado.
Convém trazerem uma mochila pequena para levarem o almoço, água e um agasalho para o jogo de sábado.
Confirmação de presença na actividade com o Chefe de Divisão até às 21h de dia 12 de Maio, Terça-feira.

CarWash

Neste último fim de semana os Exploradores fizeram uma actividade algo diferente. Dedicaram-se á lavagem de carros para aumentar o valor no "cofre" da Tribo. A actividade foi bem recebida pela população vialonguense e quem sabe será repetida.


Mostramos aqui também os trabalhos manuais entregues por alguns dos elementos da Pat. Castor. Do menino Dias, aguardamos que nos envie a foto.

Estandarte de Tribo elaborado pelo "Muitas Perguntas".

Casa de Morcegos elaborada pelo "Homem Alto".

Fica apenas a faltar o carrinho de rolamentos do "Mãos Que Deixam Cair".

Actividade de Serviço no PNEC

Este fim de semana a Tribo de Exploradores rumou até à outra margem do rio Tejo, mais concretamente até ao PNEC, para passar um fm de semana diferente. Partiram na sexta feira, aproveitando ainda para dar um mergulho na praia. Quanto ao campo, diga-se que poderia estar bem melhor. O pórtico era engraçado, mas após uns dias de trabalho, digamos que não era o mais funcional. Relativamente ao trabalho no campo, todos trabalharam, mas é de salientar que aqueles que mais aparecem nas fotos, foram os que menos o fizeram. O PNEC ATACK está neste momento em stand by. Vai depender única e exclusivamente do desempenho dos elementos relativamente às suas obrigações... está nas vossas mãos. De resto, votos de uma boa Páscoa. Um obrigada ao Tenro pelas fotos, havemos de passar lá novamente para as trazer um bocadito maiores.

Renovação dos Cantos de Patrulha

Este sábado foi dedicado a uma pequena renovação nos cantos de Patrulha.
Das 09h16 ás 18h, para colocar uma de mão de tinta e umas canas...
Digamos que não foi o dia mais produtivo!
Recebemos também possíveis novos elementos, o que é sempre bom!
Tivemos também a oportunidade de estar presentes na uniformização de mais um Chefe do nosso Grupo, e da promessa de um elemento da T. de Escoteiros.
Nos Exploradores pudemos finalmente entregar a 1ª etapa ao Rúben!
Aqui ficam os nossos parabéns para o Balú, para a Marta e para o Rúben.
No próximo fim de semana não esquecer do esquema de campo
e das listas de material e de alimentação.
Vamos ver como corre desta vez!!

A lembrar

Meus caros Cheyennes, este sábado não se esqueçam de trazer todos os itens referentes á mística Cheyenne, sejam eles trajes, recompensas ou afins.


Não esquecer também de pagar as cotas de Tribo quem as tem em atraso (eu não tenho ;op).
Até sábado às 09h00 na Sede.

Lista de alimentação para o acantonamento

Cada elemento deverá levar:

- Frango (a quantidade que comer)
- 1 pacote de bolachas (das que preferir)
- 1 embalagem de esparguete
- Pacotes de leite pequenos
(para o pequeno almoço/o que beber)
- 1 lata de fruta (skuas-ananás, castores-pêssego)
Neste belo sábado que passou trabalhou-se mais um pouquinho na insígnia de guia da região que os tribeiros estão a tentar tirar. Aproveitou-se para relembrar umas coisitas ou duas (e quem sabe três) sobre orientação.. Especialmente a saber ler um mapa em condições, a identificar as coisas á nossa volta e, como eu gosto de dizer, a levantar os "corninhos" do chão. Creio que foi um looongo dia(das 08h30 ás 22h), mas que foi produtivo. Ainda palminhámos um bom bocado de terreno, sem pressas porque afinal o objectivo é conhecer o nosso espaço envolvente. Outros dias virão para continuar esta insignia, mas para a semana temos a Gincana (ou jangada para alguns ;op) de Grupo, e depois um pulinho até ao aniversário do 208. Para a semana cá estarão mais algumas fotos, até lá deixo-vos com as deste fim de semana:

Patrulhas separadas

Este foi o primeiro fim de semana em que as patrulhas Castor e Skua da Tribo de Exploradores tiveram actividade separadas. Enquanto a Patrulha Skua teve reunião no sábado, para preparar a actividade da patrulha, a Patrulha Castor teve actividade mística de sexta a domingo. Os Castores tiveram mais um elemento, que apesar de calado no início, lá começou a soltar um pouco a língua conforme o tempo passava. Apesar do frio que esteve ( e esteve mesmo frio!!), a noite esteve bastante bonita, com uma lua cheia que deixava ver até o rio, e o nascer do Sol esteve de fazer inveja a muitos dias de Verão. A Pat. Castor fez tudo aquilo que se propôs (mas podia ter feito um pouco melhor), só não geriu bem o tempo, o que causou um atraso de 30 minutos na actividade, sem falar do parte lúdica de que não disfrutaram. Para a semana invertem-se os papeis, e é a vez das meninas irem lá para cima, e dos meninos se orientarem sozinhos na reunião.



Um cheirinho do ambiente da noite.

Uma boa maneira de acordar.

Para outras fotos vão a: http://picasaweb.google.pt/189vialonga/TriboDeExploradoresCheyenneCastores#